Produção Multimídia, Narrativas Livres e Ativismo Open-source, por Daniel Pádua
O FF puxou uma discussão já antiga na área de tecnologia de comunicação/informação. Resumindo, ele afirma que o conceito de "conteúdo" (ex.: água num tubo, ou frutas numa sacola) é simplesmente equivocado.
É e não é verdade ao mesmo tempo. A coisa é quântica. quando tu não olha, é onda/fluxo. mas se tu olhar, pode virar partícula. Se isso não fosse verdade, nunca seríamos capazes de criar estruturas que "captam" a instância informacional que acabamos por apelidar de "conteúdo". A mesma discussão gira em torno de produto/processo. E debater isso sem falar do processo que levou a esta "percepção incompleta ou defeituosa" é tão incompleto quanto.
Acho que o foco da crítica não deve ser o uso do conceito de "conteúdo", mas esse contexto econômico de mercadorias, cada vez mais sem espaço para perceber que TUDO é parte de um processo. Tanto é, que, eu aposto, algumas pessoas simplesmente CAGAM pra essa "descoberta". Simplesmente não faz sentido pra suas vidas.
4 Responses to “Conteúdo não existe.” E daí?
daniel duende
junho 5th, 2006 at 15:51
né? 🙂
imaginante
junho 5th, 2006 at 15:54
aí está a malícia da pergunta. como eu sei que os bots de spam são gringos, todos vão errar. 😉
fff
junho 6th, 2006 at 17:24
Pois é. Quântico é uma boa maneira de definir. O problema não é nem a natureza dual da coisa, mas as pessoas entenderem _só_ partícula e planejarem toda a sua comunicação baseados nisso.
Patrícia Portales
junho 9th, 2006 at 17:14
Olá! Estou aqui por outro motivo. Preciso conversar sobre o projeto de inclusão digital para os Kalungas de Cavalcante com você, Daniel. Entre em contato comigo, please? Se bem que, como é mais para disciplica acadêmica, talvez não dê tempo. Mas, ainda assim, tenho interesse no assunto e sei que você participou de uma etapa do processo.
Ah, tenho “novidades”, o projeto não anda. Por isso preciso conversar com você.
Aí, a sua idéia de conteúdo, expressa no texto acima, se confirma como um discurso não concretizado, ainda.
Aguardo.