Incompetência, ignorância ou má fé?

20 Jul
2008

É o que me pergunto ao ler artigos (indicado pelo João Carlos Caribé) como este: “Batalha Digital: Falta de lei e informação beneficiam cibercrime”, de Maria Fernanda Erdelyi, entrevistando o perito criminal da Polícia Federal Leonardo Bueno de Melo. Deixei o seguinte comentário lá (e espero que não o apaguem):

Este projeto de lei é vago, inconsistente e exagerado. Sugiro a todos leitura críticas das seguintes análises especializadas:

(1) http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/07/11/crimes-digitais-como-a-nova-lei-pode-afetar-seu-cotidiano-virtual/ (análise da consultoria jurídica do IDG Now, maior portal sobre TI do Brasil)

(2) http://diadefolga.com/projeto-de-cibercrimes-colocando-os-pingos-nos-is/

(3) http://sociedadelivre.blogspot.com/ (blog do advogado especialista em direito eletrônico Ariel Foina)

(4) http://a2kbrasil.org.br/Esclareca-suas-Duvidas-sobre-os (análise da consultoria especializada em direito eletrônico do FGV)

O projeto tipifica tão vagamente “dispostivo de informação” e “dado informático” que um pedaço de papel escrito a lápis encaixa-se na definição. Analisem o texto atual do projeto:

http://www.senado.gov.br/comunica/agencia/pags/01.html

Vale a pena à autora do artigo tentar responder as questões levantadas pelo sociológo e doutor em ciência política pela USP Sérgio Amadeu:

http://samadeu.blogspot.com/2008/07/oito-perguntas-ao-senador-azeredo-sobre.html

É uma pena que sejamos o ÚNICO país do mundo tentado legislar criminalmente sobre um tema sem marco legal civil.

Abraços.

2 Responses to Incompetência, ignorância ou má fé?

Avatar

yaso

julho 21st, 2008 at 12:12

“Bueno de Melo — O Serviço de Perícias em Informática (Sepinf) faz parte de uma rede 24 por sete de contatos (contato 24 horas, sete dias por semana), criada pelo G8 [grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia], cuja função é basicamente a preservação de evidências. A rede de contatos do G8 obviamente não tem o poder de fazer com que seja realizada uma busca e apreensão em outro país. E outros países também não podem requerer isso aqui.”

A solução é alugar o Brasil…

Avatar

Blog do Tião » Intevozes lança manifesto contra Lei dos Cibercrimes

julho 28th, 2008 at 18:06

[…] carta contra o Projeto de Lei 89-2003 que tipifica os chamados cibercimes, engrossando o coro de diversas entidades. Link para o […]

Comment Form

top