Imaginários desde o berço

23 Aug
2005

Agora, no Brasil, todo hospital com ala pediátrica deve ter uma brinquedoteca. Daí vem uma certa Tutti Nardoni e nos convida pra pensar uma brinquedoteca onde os brinquedos são feitos pelas próprias crianças, a partir de sucata. Sucateca, chamou.

Terapia + festejo + mutirão. Variáveis que combinadas sob uma construção narrativa-mítica coletiva podem levar a uma sensibilização para o compartilhamento: pessoas crescidas condicionadas não só ao consumo, mas à
produção, e não num modelo econômico mercantilista, mas colaborativo. Imaginários.

Estamos falando muito de festejos de remix, construções míticas locais, economia metarecicleira e outras dinâmicas de compartilhamento aplicadas à expressão lúdica cotidiana do ser humano, como táticas para cultivar um novo arranjo sócio-econômico-cultural-político. A revolução é sensível. E viva Roberto Freire.

5 Responses to Imaginários desde o berço

Avatar

Tutti

agosto 23rd, 2005 at 19:26

VIVA!

Avatar

Bicarato

agosto 23rd, 2005 at 20:18

Mais importante do que os fins, potencializemos e usemos&abusemos os meios.
😛

Avatar

daniel duende

agosto 23rd, 2005 at 20:33

Vou reproduzir então os pontos que coloquei na discussão:

1 – quando a criança investe em um objeto-brinquedo ou em uma pessoa-brincante um sentido construído dentro da brincadeira, ela está exercitando uma feitiçaria simples e antiga e ganhando poder sobre seu mundo. Aquilo que a sociedade de consumo chamou, pejorativamente, de “faz de conta” é o resquício da capacidade humana (tão natural para as crianças) de conjurar mitos e amarrá-los ao mundo que o cerca, recriando sentidos para as coisas e se colocando de forma mais adequada em seu ambiente.

2 – brinquedotecas com oficinas mitogenéticas + reciclagem de materiais para construção de brinquedos = reconjuração da dinâmica brincante do viver, criar um modo para o viver e criar os utensílios para este modo. Trocando em miúdos: quando vc estimula a capacidade de criar sentidos para as coisas, e investir as coisas de sentido, e agrega a isso a atividade de “criar coisas a partir de outras coisas”, vc está montando um fluxo completo do sentir-criar-manufaturar-usar-sentir. Fez sentido? 🙂

Avatar

Lú Padua

agosto 23rd, 2005 at 22:19

amei essa ideia de sucateca , vou apresentar um projeto no grupo de transformaçao comunitaria que eu participo aqui na igreja , queria ser mais sobre essa ideia .
trabalhar com o mundo interior das pessoas dá trabalho , porem oferecer a ideia pra que ela se expresse a partir de algo que ela esta criando , traduz um contexto mais real e acessivel pra quem esta de fora. Manda mais informaçao pro meu email?!?!?!?!
bjus .Lu

Avatar

daniel duende

agosto 24th, 2005 at 14:54

caríssima Lú(irmã do)Padua,

o projeto da Sucateca é mesmo muuuuito legal. Faremos a primeira reunião a respeito do assunto com o pessoal ainda nesta semana. Fico feliz em saber que gostou da iniciativa e vai movimentar ela por aí também. Ia ser legal se você, e o pessoal daí também, se integrassem com as nossas conversas daqui. Isso pode ser possível através do grupo de discussão SUCATECA (o endereço tá ali em cima, mas eu repito aqui: http://br.groups.yahoo.com/group/sucateca/).

Vamos manter as conversas rolando, e tenham uma excelente sorte por aí.

Abração do mano-por-tabela Dudú 🙂

Comment Form

top