Brasil Furado Episódio #18.900

25 Apr
2006

Palavra de Ministro: "A corrupção no Brasil é cultural, é sistêmica… de 5.500 municípios do País, 1.041 já foram investigados. Ou seja, cerca de 20% do total… o que posso dizer é que o percentual de casos em que encontramos corrupção está na faixa de 70%, 80%. Em alguns casos chega a 85%… foram investigados de forma direta cerca de R$ 6 bilhões das transferências federais aos municípios… O modus operandi é extremamente diversificado. A criatividade nacional, a imaginação brasileira, é insuperável… rouba-se muito no Brasil, do Oiapoque ao Chuí."

2 Responses to Brasil Furado Episódio #18.900

Avatar

daniel duende

abril 26th, 2006 at 18:31

“Do Oiapoque ao Chuí, ao se digitar http://www.portaldatransparencia.gov.br se poderá saber quem, nome a nome, lugarejo a lugarejo, recebe o Bolsa Família, por exemplo. Ou que agências de publicidade ganharam contas, e quanto em cada conta. Quais funcionários públicos estão a viajar, para onde e com que verbas. Igualmente, segundo o ministro, o mesmo pode ser feito em relação ao destino do dinheiro em dezenas de outros programas e instituições do governo federal.”

e o site está no ar, e parece que funciona…
eles só não dizem quanto dinheiro foi desviado em cada cidade. 🙂

Avatar

Andreia

abril 28th, 2006 at 15:59

‘E esquisito pensar nisso, mas ‘e verdade…a corrupcao tem seus fatores culturais. Pore’m, sabe-se que h’a v’arios outros fatores que provocam isso, al’em desses.
Pensando nos fatores culturais, n’ao h’a duvidas que fazemos parte disso. N’os compomos bases eleitorais que votam em determinado parlamentar….e assim cobramos dele o que achamos de direito. O parlamentar fica t’ao preso as demandas de sua base (e tamb’em faz quest’ao de responder a essas demandas porque sabe que manter’a seus votos) que n’ao pode legislar para toda a nacao, que seria sua funca’o primordial (Bezerra, Marcos “As bases Eleitorais”).
Sendo a corrupcao um fator cultural e sabendo que criamos e mudamos a cultura….est’a a’i uma forma mais direta de participacao.
H’a muito o que se falar desse assunto, mas temos que tomar cuidado, porque at’e os pipoqueiros tem autoridade para falar de ciencia politica. Ent’ao seria tamb’em legal, que estud’assemos um pouco mais sobre isso.

Comment Form

top