Idéias para o Overmundo?

26 Apr
2006

Nos dias 15 e 16 de maio participarei de um encontro com o pessoal do Overmundo, onde será feito um balanço do projeto até agora. Se você tem idéias para o Overmundo, escreva-as aqui em forma de comentário que tentarei discuti-las de maneira organizada com o pessoal do site durante o evento. 🙂

ATUALIZANDO // Fiquei sabendo que eles já têm data marcada pra abrir o código do overmundo pra negada xeretar. 🙂 Valeus os comentários, vamos chamar mais gente pra pirar. 🙂

22 Responses to Idéias para o Overmundo?

Avatar

maratz imbalaia

abril 26th, 2006 at 15:43

Venda de produtos pra que o site tenha renda propria e sobreviva sem as verbas da petrobras

Avatar

Edney Souza

abril 26th, 2006 at 15:54

Disseminar cultura, pelo menos no meu modo de enxergar a coisa, é divulgar a obra das pessoas que produzem a cultura e nisso o Overmundo inova, seguindo as novas tendências da web, de dar liberdade para que seus próprios usuários produzam o conteúdo do site que serve de vitrine e aumenta a visibilidade do artista.

Só que (sempre tem um mas né?) os autores que já tem um site/blog ficam divididos entre continuar a publicar no seu espaço onde ele já conquistou uma certa audiência com muito esforço e migrar para o Overmundo, ou ficar colando o conteúdo nos 2 durante tempo indeterminado. Acho difícil que esses artistas sigam duplicando suas ‘postagens’, geralmente ele abandona o Overmundo e prefere continuar seu trabalho sozinho, e fica de olho no Overmundo, se a coisa ‘estourar’ ele começa a publicar lá de novo. O problema é que assim o crescimento do Overmundo será muito mais lento do que todos nós gostaríamos.

E se o Overmundo abrisse um espaço para esse artista colocasse apenas um link para sua obra apontando para seu site/blog original desde que esse artista também linkasse para o Overmundo promovendo a discussão do Assunto no Overmundo por exemplo? Teríamos então um monte de portfólios digitais formando uma verdadeira rede enviando e recebendo tráfego do Overmundo e este funcionaria como um backbone de uma grande rede cultural. Óbvio que isso implica em novas questões como o uso do Overmundo na divulgação de sites, mas acredito que os mediadores da comunidade do Overmundo sabidamente não votarão nesses aproveitadores para receberem qualquer destaque no Overmundo.

Basicamente é isso, se alguém não entendeu direito o que eu quis dizer aproveita pra me questionar que até 15 de maio tem tempo da gente digerir isso aqui e o DPádua levar algo mais consistente pra lá.

Avatar

Imaginante Cocrante

abril 26th, 2006 at 15:59

fala maratimba, pode formar uma rede de associados mais informais que geram catado pra infra… se que usando o mesmo o mesmo esquema de ranking pessoal, conectado aos overpontos? uia. a se pensar mesmo. um OverMercado. 🙂

Avatar

fff

abril 26th, 2006 at 16:14

o glerm sugeriu há um tempo na lista do el que se aproveitassem feeds de outros lugares pra alimentar o overmundo. se puder cair no esquema de moderação, pode ser uma ótima. resolve a parada que o maratimba fala, e continua com a moderação coletiva, que é um dos pontos positivos do overmundo.

Avatar

fff

abril 26th, 2006 at 16:16

opa, viajei. era o edney que tava falando isso. sapo, esse template faz confundir os autores de comentários… separa melhor issaê.

Avatar

tupi

abril 26th, 2006 at 16:48

Moeda social pra intermediar e remunerar participacoes no site e permitir troca e aquisicao de servicos e produtos culturais ou de producao. Musico com motoboy e videomaker com costureira, tudo no bolinho. Economia Solidaria e Cultura Brasileira, tipo a Teia mas via rede. Fmz?

Avatar

josemurilo

abril 26th, 2006 at 17:02

sei que existem vários aspectos e perspectivas a serem enfocados no projeto overmundo, mas vou por partes.
por agora foco na proposta do modelo ‘digg’, e como este vem sendo hackeado (gamed) pelos usuários para que determinados posts ganhem destaque. penso que é difícil vencer esta questão sem trabalhar algum tipo de sistema de reputação próprio do overmundo. tem uma matéria interessante (http://www.sourcelabs.com/blogs/ajb/2005/12/dynamics_of_digg_1.html) que, baseada numa pesquisa, define 5 tipos de usuários do modelo digg. talvez fosse interessante ter alguns dados do ecossistema overmundo para podermos avaliar o que está rolando.

Avatar

daniel duende

abril 26th, 2006 at 18:53

A sacada da integração “Overmundo – Mundo Exterior”, e de uma forma melhor de aproveitar o trabalho dos fofoq, ops, blogueiros que colaboram com o site é bem interessante. O Maratimba apontou um caminho bom, mas é importante “digerirmos” mesmo a idéia, pois não é uma questão simples. Tem-se que pensar uma integração amistosa entre o conteúdo postado lá e o conteúdo “sindicado” para lá. Como seria? Espaços separados, tudo junto, moderação igual, moderação diferenciada? Coideloco! 🙂

A sacada do Murilão também é muito boa. Existe mesmo (e isso é óbvio) uma boa dose de “gaming” com o ranking das matérias. Não é de se espantar que a matéria da Fernanda Weiden esteja lá a tanto tempo (nada contra, a Fernanda é mesmo uma brasa mora e merece o destaque)…

Pelo visto tá rolando um bocado de gaming também com a parte de banco de mídia… Acho inclusive que o destaque no banco de mídia podia ser repensado. Do jeito que está, só quem já tem um certo “séquito” ganha alguma visibilidade.

Para terminar… ei DP, vc viu que o FF está pixando seu template de comentários? Aquele punk!!! 😀

Avatar

Roberto Blatt

abril 26th, 2006 at 21:53

Olá: gostaria de sugerir que vcs pensassem num link mais regionalizado – para cidades por exemplo, na programação cultural e noutros quesitos.
Valeu

Avatar

Roberto Blatt

abril 26th, 2006 at 21:54

meu e-mail correto é roberto.blatt@gmail.com

Avatar

Hermano Vianna

abril 26th, 2006 at 23:42

alô: já li muitas sugestões interessantes nestes primeiros comentários! beleza! o overmundo agradece! estamos na fase final de implementação do que a gente chama de overmundo 1.1 – temos uma lista de cerca de 90 pontos em implementação (uns são correções, outros melhorias, outros novidades) que devem ficar prontos até o dia 01/06 – a partir daí começaremos os trabalhos do “overmundo 2.0” quando críticas/novas idéias serão muito bem-vindas – o Daniel, bacana como sempre é, vai conduzir a conversa por aqui e depois fazer uma compilação das idéias – mas estarei sempre por aqui – qualquer coisa é só dar um toque! abraços!

Avatar

glerm

abril 27th, 2006 at 9:27

plugin pra wordpress ( e outras ferramentas de blog e wiki) – você posta no wordpress e saí no overmundo.

Avatar

glerm

abril 27th, 2006 at 9:31

feeds xspf e rss de conteúdo audio e vídeo ( pra você poder apontar de outro site).

isso e o que postei acima tem função de você poder “descentralizar agregando” o conteúdo. Tipo: eu tenho meu blog, no meu domínio mas meus posts da categoria overmundo podem ser enviados para o meu “overblog”.
E também eu posso apontar meu podcast local para o feed overmundo, com facilidade…

Avatar

hdhd

abril 27th, 2006 at 10:34

A sugestão do Edney de abrir o overmundo para todomundo é legal. um planet.overmundo relacionado por tags cai bem.

Avatar

Miguel Caetano

abril 27th, 2006 at 18:47

Lembrei-me de um aspecto interessante que acho que podia ser explorado. Se o Overmundo é um site colaborativo sobre cultura brasileira, ele não se devia restringir apenas aos estados da federação brasileira, o que é que acham? Calculo que haja algum tipo de produção cultural brasileira em Lisboa, assim como há em Londres, Nova Iorque, Berlim, Tóquio, eu sei lá… A diáspora brasileira é muito grande e muito unida. Aqui em Portugal, a Casa do Brasil tem bastante força. Talvez seria interessante incentivar a participação de pessoas ligadas às difetentes casas do Brasil espalhadas por aí.

Apenas os meus dois cêntimos de lusitano descendente de colonizadores 😉

Avatar

MR

abril 28th, 2006 at 8:53

a palavra chave é SUSTENTABILIDADE. Hermano, Ronaldo precisam preparar o “terreno” para o Overmundo ser auto-sustentavel apos o dinheiro ser plenamente investido e distribuido aos colaboradores.

No intuito da sustentabilidade vou pensar em alternativas e em breve postarei aqui.

Abracos

Marcus Colacino

Avatar

maratimba

maio 2nd, 2006 at 8:02

minha sugestão é ter as funções básicas resolvidas. Hoje me cadastrei lá por conta dum artigo postado pelo damião santana.

Fui criar meu cadastro e fiquei esperando o email de confirmacao. Quando ele voltou perdi a url… adicionei a tag lomo e nada… adicionei a tag fotografia e nada… dei search por lomo e nada… dei search por lomião e nada…

voltei aa lista e cliquei novamente na mensagem…

mas nao deveria ser permitido que eu criasse as minhas tags? ou pode e o damiao marcou bobeira? nao deveria haver uma busca capaz de encontrar o termo lomo no titulo do post?

acho esse tipo de entrave tecnologico imprescindivel pruma ferramenta que pretenda ser tudo que o engine do overmundo pretende ser e sei que isso é um saco de resolver e nem sempre é fácil, pelo contrário.

Avatar

metal

maio 2nd, 2006 at 18:50

pra mim,
o ideal seria o login ser uma conta jabber, =P
e que tivesse uma maneira de conversar com quem visita o site, temas ou até mesmo um post…

Avatar

Marqz

maio 2nd, 2006 at 18:54

Engraçado eles pedirem consultoria de graça, quando eles não fazem nada de graça. A idéia é abrir a caixa preta: quantas visitas o site tem, em que período, quantos cadastrados, quantos textos pelo pessoal pago, quantos textos expontâneos, afinal se é dinheiro público essas informações devem ser também disponibilizadas publicamente ou não interessa disponibilizá-las?

Avatar

Imaginante Cocrante

maio 2nd, 2006 at 19:10

fala marqz… concordo que tem de tornar transparente o processo do site. agora quanto à “consultoria de graça”, não é aqui o lugar pra debater isso. eu resolvi fazer o post pra ME ajudar a propor coisas pros caras. eu sei que é normal ter desconfiança, ainda mais de ação que tem parte com o governo. a exemplo do que eu falei pro interney, tu pode escrever direto pro Hermano Vianna e perguntar essas coisas. ele é bem acessível. valeu a contribuição ae! 😀

Avatar

MR

maio 17th, 2006 at 12:03

E ai Daniel

como foi a reuniao com o Overmundo ?!?

por favor nos mantenha informado

abracos

MR

Avatar

Giovani

julho 18th, 2006 at 17:41

Afinal quando o código do Overmundo vai ser aberto mesmo???

Comment Form

top